Reciclar é preciso!

Reciclar é preciso!

sábado, 30 de abril de 2011

3 R – Você sabe o que é?

Veja como pode ser fácil fazer a sua parte para ajudar o planeta

REDUZIR
“A redução de tudo aquilo que consumimos é o primeiro passo para que possamos produzir menos lixo.”

Você já parou para pensar na quantidade de coisas que compramos todos os dias sem a menor necessidade? É meio ilógico pensar que tantas pessoas reclamem de falta de dinheiro e gastem o pouco que tem comprando coisas que nem ao menos irão utilizar, apenas para atender ao apelo consumista, não é verdade?!
            Infelizmente essa não é uma exclusividade do nosso país, visto que é um problema que atinge o mundo todo. Quantas vezes você já não se deparou com aquele iogurte vencido no fundo da geladeira, ou então enquanto escovava os dentes deixou a torneira aberta? Essas são situações que tem se tornado tão comuns em nosso cotidiano que já nem damos a importância que elas realmente merecem.
            É sempre bom lembrar que enquanto você deixa alimentos “esquecidos” em sua casa, existem milhões de pessoas que estão passando fome, ou então, ao mesmo tempo que você deixa a sua torneira aberta, gastando água sem a menor necessidade, outros milhões de pessoas não possuem nem ao menos um pouco para beber.
            Esses pequenos exemplos servem apenas para ilustrar a enorme quantidade de coisas que colocamos dentro de casa apenas para virar lixo. Não podemos esquecer que algo que não nos serve pode ter muita utilidade para outras pessoas, então que tal na hora das compras parar um pouquinho e pensar: isso realmente será necessário para mim?
            Algo tão simples, mas que pode fazer uma enorme diferença! E o melhor de tudo é que ao mesmo tempo em que você contribui para resolver o problema do planeta, consegue fazer uma economia no final do mês!
REUTILIZAR
“Nem sempre o lixo é Lixo!”

Agora que certamente você já se tornou um consumidor mais consciente e avalia se aquilo que está sendo comprado é realmente necessário, chegou a hora de contribuir ainda mais para com o planeta.
            Você já parou para pensar na quantidade de coisas que poder ser feitas reutilizando materiais que muitas vezes são classificados como lixo?! Objetos de metal, plástico e vidro podem transformar-se em obras de arte lindíssimas. Revistas e livros que só servem para ocupar espaço na sua casa podem servir como fonte de pesquisa para muitos estudantes de escolas públicas que não possuem acesso a internet. Roupas e sapatos que só ocupam espaço em seu guarda-roupa com certeza servirão perfeitamente para outras pessoas. Brinquedos que não são mais utilizados podem fazer a alegria de muitas crianças carentes. Dentre muitas outras coisas que podem ser reaproveitadas.
            Na cozinha também podemos observar exemplos muito interessantes de como reaproveitar materiais. Os recipientes de plástico de produtos que compramos podem ser guardados a fim de armazenar outras coisas que temos em casa, e até mesmo aquelas sobras de comida podem ser transformadas em alimentos deliciosos, como risotos (sobras de frango), torradas (sobras de pão), dentre outros pratos.
Reaproveitando, além de fazer a sua parte para cuidar do planeta, você está realizando um ato de cidadania, pois o que você tem acumulado dentro de casa sem precisar pode atender as necessidades de outras famílias e você estará praticando um ato de solidariedade!


RECICLAR
“A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.”
            
             Evitando o consumo de coisas desnecessárias, e reaproveitando outras, você já deu grandes passos para ajudar na preservação do meio ambiente. Agora falaremos um pouco sobre a reciclagem, o último dos “3 R”
            Primeiramente vamos ao conceito de Reciclagem: processo pelo qual determinados tipos de materiais, quase sempre classificados como lixo pela população, são utilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. A partir disso é possível perceber que a população, por não saber o seu real conceito, acaba confundindo reciclagem com reaproveitamento.
            Existem dois fatores que possibilitam a existência da reciclagem em nosso país. São elas: a coleta seletiva e os catadores de lixo. Coleta Seletiva é o processo de separar o lixo por suas matérias primas, afim de que possam ser encaminhados para empresas especializadas em reciclagem. Papéis, plásticos, metais e vidros são exemplos dos materiais que passam por esse processo, mas infelizmente a população brasileira ainda não desenvolveu um pensamento ambientalista, a fim de cuidar do meio ambiente, e por isso a coleta seletiva não é tão eficaz quanto poderia ser. É ai que entra o papel dos catadores de lixo, que recolhem enormes quantidades de latas e garrafas plásticas, encaminhando-as para que possam ser recicladas.
            Cuidar do meio ambiente não é uma missão fácil e que certamente não será realizada de um dia para o outro, mas é para isso que servem os “3 R”, para que nós possamos refletir sobre nossos atos e fazer a nossa parte, pois se o fizermos, serviremos de exemplo para que outras pessoas também o façam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário