Reciclar é preciso!

Reciclar é preciso!

sábado, 30 de abril de 2011

Coleta Seletiva

 Clicando na imagem você poderá visualizá-la em um tamanho maior.



Reciclagem de Pneus

O Brasil produz cerca de 50 milhões de pneus por ano. O IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do estado de São Paulo, afirma que 22 milhões, praticamente a metade, são trocados a cada doze meses. Cerca de 55% deles são considerados inservíveis, não podem mais ser reformados.
Daí a importância de inventar produtos como estas placas de borracha, mais comuns no exterior do que aqui. Estas são feitas de forma artesanal, manualmente, nesta pequena fábrica em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Flocos e fibras de borracha, também chamados de raspas, são resultado da moagem principalmente de pneus que já rodaram muito pelas ruas do país. E de aparas que sobram da fabricação de calçados.




3 R – Você sabe o que é?

Veja como pode ser fácil fazer a sua parte para ajudar o planeta

REDUZIR
“A redução de tudo aquilo que consumimos é o primeiro passo para que possamos produzir menos lixo.”

Você já parou para pensar na quantidade de coisas que compramos todos os dias sem a menor necessidade? É meio ilógico pensar que tantas pessoas reclamem de falta de dinheiro e gastem o pouco que tem comprando coisas que nem ao menos irão utilizar, apenas para atender ao apelo consumista, não é verdade?!
            Infelizmente essa não é uma exclusividade do nosso país, visto que é um problema que atinge o mundo todo. Quantas vezes você já não se deparou com aquele iogurte vencido no fundo da geladeira, ou então enquanto escovava os dentes deixou a torneira aberta? Essas são situações que tem se tornado tão comuns em nosso cotidiano que já nem damos a importância que elas realmente merecem.
            É sempre bom lembrar que enquanto você deixa alimentos “esquecidos” em sua casa, existem milhões de pessoas que estão passando fome, ou então, ao mesmo tempo que você deixa a sua torneira aberta, gastando água sem a menor necessidade, outros milhões de pessoas não possuem nem ao menos um pouco para beber.
            Esses pequenos exemplos servem apenas para ilustrar a enorme quantidade de coisas que colocamos dentro de casa apenas para virar lixo. Não podemos esquecer que algo que não nos serve pode ter muita utilidade para outras pessoas, então que tal na hora das compras parar um pouquinho e pensar: isso realmente será necessário para mim?
            Algo tão simples, mas que pode fazer uma enorme diferença! E o melhor de tudo é que ao mesmo tempo em que você contribui para resolver o problema do planeta, consegue fazer uma economia no final do mês!
REUTILIZAR
“Nem sempre o lixo é Lixo!”

Agora que certamente você já se tornou um consumidor mais consciente e avalia se aquilo que está sendo comprado é realmente necessário, chegou a hora de contribuir ainda mais para com o planeta.
            Você já parou para pensar na quantidade de coisas que poder ser feitas reutilizando materiais que muitas vezes são classificados como lixo?! Objetos de metal, plástico e vidro podem transformar-se em obras de arte lindíssimas. Revistas e livros que só servem para ocupar espaço na sua casa podem servir como fonte de pesquisa para muitos estudantes de escolas públicas que não possuem acesso a internet. Roupas e sapatos que só ocupam espaço em seu guarda-roupa com certeza servirão perfeitamente para outras pessoas. Brinquedos que não são mais utilizados podem fazer a alegria de muitas crianças carentes. Dentre muitas outras coisas que podem ser reaproveitadas.
            Na cozinha também podemos observar exemplos muito interessantes de como reaproveitar materiais. Os recipientes de plástico de produtos que compramos podem ser guardados a fim de armazenar outras coisas que temos em casa, e até mesmo aquelas sobras de comida podem ser transformadas em alimentos deliciosos, como risotos (sobras de frango), torradas (sobras de pão), dentre outros pratos.
Reaproveitando, além de fazer a sua parte para cuidar do planeta, você está realizando um ato de cidadania, pois o que você tem acumulado dentro de casa sem precisar pode atender as necessidades de outras famílias e você estará praticando um ato de solidariedade!


RECICLAR
“A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.”
            
             Evitando o consumo de coisas desnecessárias, e reaproveitando outras, você já deu grandes passos para ajudar na preservação do meio ambiente. Agora falaremos um pouco sobre a reciclagem, o último dos “3 R”
            Primeiramente vamos ao conceito de Reciclagem: processo pelo qual determinados tipos de materiais, quase sempre classificados como lixo pela população, são utilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. A partir disso é possível perceber que a população, por não saber o seu real conceito, acaba confundindo reciclagem com reaproveitamento.
            Existem dois fatores que possibilitam a existência da reciclagem em nosso país. São elas: a coleta seletiva e os catadores de lixo. Coleta Seletiva é o processo de separar o lixo por suas matérias primas, afim de que possam ser encaminhados para empresas especializadas em reciclagem. Papéis, plásticos, metais e vidros são exemplos dos materiais que passam por esse processo, mas infelizmente a população brasileira ainda não desenvolveu um pensamento ambientalista, a fim de cuidar do meio ambiente, e por isso a coleta seletiva não é tão eficaz quanto poderia ser. É ai que entra o papel dos catadores de lixo, que recolhem enormes quantidades de latas e garrafas plásticas, encaminhando-as para que possam ser recicladas.
            Cuidar do meio ambiente não é uma missão fácil e que certamente não será realizada de um dia para o outro, mas é para isso que servem os “3 R”, para que nós possamos refletir sobre nossos atos e fazer a nossa parte, pois se o fizermos, serviremos de exemplo para que outras pessoas também o façam!

Razões Para Reciclar

CONTRIBUIÇÃO PARA A NATUREZA :
50 kg de papel velho = uma árvore poupada;
1.000 Kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas;
1.000 Kg de vidro reciclado = 1300Kg de areia extraída poupada;
1.000 Kg de plástico reciclado = milhares de litros de petróleo poupados;
1.000 Kg de alumínio reciclado = 5000Kg de minérios extraídos poupados.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA :
Menor redução de florestas nativas;
Reduz a extração dos recursos naturais;
Diminui a poluição do solo, da água e do ar;
Economiza energia e água;
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões;
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
Diminui o desperdício;
Melhora a limpeza e higiene da cidade;
Previne enchentes;
Diminui os gastos com a limpeza urbana;
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas;
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis;


Analise alguns produtos e o tempo que eles levam para se decomporem no meio ambiente:
MATERIAL
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
PAPEL
DE 3 A 6 MESES
PANO
DE 6 MESES A 1 ANO
FILTRO DE CIGARRO
5 ANOS
CHICLETE
5 ANOS
MADEIRA PINTADA
13 ANOS
NYLON
MAIS DE 30 ANOS
PLÁSTICO
MAIS DE 100 ANOS
METAL
MAIS DE 100 ANOS
BORRACHA
TEMPO INDETERMINADO
VIDRO
MAIS DE 4 MIL ANOS
 
 

Curiosidades sobre a Reciclagem

AMBIENTE
  • A incineração de 10 mil toneladas de resíduos pode criar apenas um emprego, enquanto a reciclagem da mesma quantidade pode proporcionar a ocupação de 40 pessoas.
  • Diariamente, cada um de nós é responsável pela produção de cerca de 1,3 kg de resíduos. No final de um ano são quase 500 kg. Desses resíduos, 9% são embalagens de plástico.



VIDRO
  • A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.
  • Quando se inclui vidro de embalagens usadas na fusão das matérias-primas que entram na fabricação do vidro poupa-se combustível, pois há menos matéria para fundir.
  • Por cada tonelada de vidro usado incluída na fabricação de vidro poupam-se 1,2 toneladas de matérias-primas originais.


PAPEL
  • Uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 a 20 árvores.
  • A produção de papel reciclado permite poupar água necessária na produção de papel e diminuir o corte de árvores, contribuindo assim para uma floresta sustentável.
  • O papel higiénico e os lenços de papel contêm entre 60 a 70% de papel reciclado e os jornais podem usar até 100%.
  • A produção de papel reciclado consome 2 a 3 vezes menos energia que a produção de papel a partir da fibra vegetal.



PLÁSTICO 
  • 5 garrafas de plástico recicladas dão origem a poliéster suficiente para uma camisola de manga curta XL. Para um par de calças chegam 10 garrafas. Se forem 25, fornecem material para uma camisola.
  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extracção de uma tonelada de petróleo.
  • No caso do PET, a reciclagem utiliza (em média) apenas 30% da energia que seria necessária para a produção de matéria-prima virgem.
  • Devido ao peso reduzido, o uso de plástico em automóveis reduz o consumo de combustível em 4%.
  • A reciclagem de plásticos permite poupar petróleo e gás natural, as duas matérias-primas neles mais utilizadas.


METAL
  • Uma lata de bebida pode ser infinitamente reciclada sem perda de qualidade.
  • O alumínio obtido a partir de embalagens usadas consome apenas 5% da energia necessária na produção de alumínio a partir de matérias-primas minerais.

MADEIRA
  • A reciclagem de uma tonelada de resíduos de madeira evita o abate de 40 árvores.


Como Reciclar

Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente.
Passo a passo:
1. Procure o programa organizado de coleta de seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente. Veja primeiro o que a instituição recebe. Não adianta separar, por exemplo: plástico, se a entidade só recebe papel.
2. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.
3. Veja exemplo de materiais recicláveis:
- Papel: jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.
- Vidros: garrafas, copos, recipientes.
- Metal: latas de aço e de alumínio’, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.
- Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.
4. Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente. Para facilitar o armazenamento, você pode diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínios amassando-as. As caixas devem ser guardadas desmontadas.
Atenção:
Os objetos reciclados não serão transformados nos mesmos produtos. Por exemplo, garrafas recicláveis não serão transformadas em outras garrafas, mas em outros materiais, como solados de sapato.


A mídia fazendo a sua parte!


É preciso "abrir a cabeça" da população a cerca de temas relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, pois para a maioria das pessoas esses parecem ser temas muito distantes da realidade em que vivem, e ninguem melhor para fazer isso do que as mídias.

Durante o programa Ação, exibido no sábado dia 30/04 pela emissora Rede Globo, foi falado sobre a reciclagem e de que maneiras a população pode fazer a sua parte para ajudar nessa causa!

Segue abaixo alguns links com as melhores partes do programa.







quinta-feira, 21 de abril de 2011

Reciclar x Reutilizar

reciclagem nada mais é do que a reintrodução de um produto no sistema produtivo, para que ele possa dar origem a um novo, ou seja, serve apenas de matéria prima, já a reutilização consiste em utilizar um produto mais do que uma vez, não importando se ele será usado com a  mesma função ou não.
Exemplo de artesantato com materiais REUTILIZADOS.



O que é reciclagem?

A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, quase sempre classificados como lixo pela população, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.